quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A luta pela autogestão da Vio.Me. – Grécia



Os trabalhadores da Vio.Me, uma fábrica de material de construção em Tessalónica, Grécia, foi abandonada pelos seus proprietários desde Maio de 2011 sem que sejam pagos os salários. Por uma decisão da assembleia geral, decidiram ocupar a fábrica sob o controlo operário e democracia directa. Após um ano de luta que atraiu a atenção e solidariedade na Grécia e em todo o mundo, estão a iniciar a produção a partir de 12 de Fevereiro 2013, depois de 3 dias de mobilização intensa.

O que fazer para ajudar?

- Difundir a mensagem! Enviar esta informação a seus amigos, contactos e organizações. A nossa arma contra a repressão é a nossa ligação com a sociedade! O segredo do nosso sucesso são as fortes ligações com a comunidade!

- Contribuir financeiramente! Os custos de produção são elevados e os primeiros meses serão críticos. Os trabalhadores têm um plano de negócios sólido e estão muito optimistas acerca do sucesso da empresa. No entanto, vai demorar algum tempo até à consolidação no mercado. Vamos contribuir para que seja assim. Use o botão "Donate" do blog, qualquer importância é crucial!

- Organizem os vossos locais de trabalho, no bairro, na cidade! Promovam a autogestão direta, sem intermediários, políticos profissionais ou burocratas! Criem cooperativas e assembleias de bairro, defendendo o bem comum, promovam uma nova civilização baseada na proximidade, reconhecimento mútuo e solidariedade!

- Enviem as vossas perguntas ou declarações de solidariedade para a Iniciativa Aberta de Solidariedade de Tessalónica: protbiometal@gmail.com.

Os trabalhadores da Vio.Me. serão gratos pela solidariedade internacional!